Da terceira pessoa

Faz-me tanto eczema aqueles pais que tratam os filhos por você e os obrigam a chamá-los da mesma forma, a sério, percebo que seja até uma questão de tradição porque cinco andares de árvore genealógica o fizeram, mas ver um pinipon de quatro anos com a mãe numa conversa de Filha, você ainda não tem idade para brincar com essas coisas, intriga-me. Somos vinte-e-três-pai-vinte-e-três-mãe, produtos daqueles colos, se essa intimidade não me fosse suficiente para o uso da segunda pessoa, não sei onde mais a iria encontrar.

3 comentários:

  1. Já assisti o mesmo com bebés que ainda nem andam... Sofro do mesmo tipo de eczema que tu

    ResponderEliminar
  2. Eu trato os meus pais por "tu" mas eles não trataram assim os deles. (Também não os tratavam por "você", que é desrespeitoso.) Mas os meus avós sempre trataram os meus pais por "tu". Isso parece-me bem. Eu gostaria que essa tradição tivesse sido conservada na minha família. Essa diferença de tratamento significava uma diferença de nível, uma hierarquia, que existe. Nenhum grau de intimidade é suficiente para anular essa diferença de nível entre pais e filhos. (Assim como, por exemplo, entre criados e senhores, não há grau de intimidade suficiente para anular a diferença de nível.)

    ResponderEliminar